Linha do Tempo

A empresa Transportes Coletivos Trevo S.A foi fundada em 21 de julho de 1959 por Elmo Born e Silvestre Sauter, hoje falecidos. Silvestre Sauter tinha uma empresa chamada Viação Marques de Souza Ltda, transportava passageiros dos distritos de Três Passos, Boqueirão, Rio Branco e Canudos para a Cidade de Lajeado, vendida posteriormente. Associou-se com Elmo Born, que era seu guarda livros, quando identificou uma arriscada oportunidade na capital. Juntos adquiriram uma empresa de transportes na capital gaúcha com 4 micro ônibus, que operava a linha 178 Praça Antônio João, atualmente  Praia de Belas.

Em 1954, foi fundada a Empresa Maracanã de Microônibus, criada por Arnoldo Schiphorst. Começou com um Chrysler De Soto, e, no final, tinha uma frota de 28 micro-ônibus. Schiphorst, inclusive, dedicou-se à política, apoiando o candidato Adhemar de Barros, e terminou por vender sua empresa, que tinha sede na esquina da Rua Silveiro com a Miguel Couto. As primeiras "camionetas", de uma porta somente, receberam o nome de Linha 77. Esses pequenos ônibus serviam aos moradores do Menino Deus e do Morro de Santa Teresa. Em 1972 a Empresa de Transportes Coletivos Trevo, que fazia a linha Azenha-Centro, passando pelo Menino Deus, pela Avenida Praia de Belas, identificada como Linha 78, absorveu a Maracanã.

Em 1980, a Trevo transferiu-se para a garagem do Cristal, a qual está sediada até hoje.

A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) foi fundada em 20 de outubro de 1983 por empresários do setor. É uma entidade sem fins lucrativos, constituída para integração, coordenação e representação das 12 empresas privadas de ônibus da capital gaúcha. A ATP também é responsável pela administração e comercialização do vale-transporte e da passagem antecipada e pela comercialização do crédito de passagem escolar.

Em 1989, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em nova administração interviu no controle de algumas transportadoras, entre elas, a Trevo. Essa intervenção perdurou até 1991, período no qual, os proprietários foram afastados da empresa. Ao retomar o controle do negócio, em um cenário politicamente conturbado, foi necessária a venda de 25 lotações e parte dos ônibus de turismo para pagar as contas atrasadas e reativar parte da frota que fora sucateada.

A Tinga é a mais jovem empresa privada do transporte coletivo de Porto Alegre, fundada em 18 de março de 1990, por um grupo de empresários operadores de transportes que se associaram na busca de uma solução para as dificuldades de deslocamento do Bairro Restinga. Desde então, a Trevo é coligada à Restinga Transportes.

A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, desenvolveu e implantou o projeto de bilhetagem eletrônica nos ônibus da cidade, denominado TRI - TRANSPORTE INTEGRADO.

No dia 21 de julho de 2009 a Transportes Coletivos Trevo SA completou 50 anos de operações na zona sul da cidade de Porto Alegre.  Foi comemorado o aniversário da empresa e vários colaboradores foram homenageados por tempo de empresa, prática esta mantida até hoje.

O prefeito José Fortunati anunciou na tarde de 24 de setembro de 2015, os vencedores da licitação do transporte coletivo por ônibus de Porto Alegre. O Consórcio Viva Sul venceu nos lotes 3 e 4. Neste dia, foi assinado um contrato de concessão de 20 anos.

O Resultado foi publicado em edição extra do diário oficial.

No dia 22 de fevereiro de 2016 iniciaram as atividades do Consórcio Sul, a partir de sua nova marca: Viva Sul

Significado da marca:

Uma marca que simboliza o planeta Zona Sul.

Um lugar de natureza e pessoas especiais.

Um lugar para celebrar todos os dias!

© 2018 Desenvolvido por Transportes Coletivos Trevo SA